segunda-feira, 25 de outubro de 2010

   I Primavera Kaiundê- Seminário de Capoeira Angola e Educação  

Desenvolvemos na atualidade um trabalho de parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Costa Lima, na cidade de São Sebastião das Águas Claras- Macacos, distrito de Nova Lima, no qual se partilha uma vivência de Capoeira Angola com crianças de três turmas, entre o terceiro e o quinto ano desta escola.
            A prática da Capoeira Angola com as crianças da escola vem se realizando desde o início do ano letivo (fevereiro de 2010). Trabalhando-se técnicas inerentes a Capoeira, desenvolvendo, desta forma, a aquisição de competências que passam pelo toque de instrumentos de matriz africana, o canto de narrativas que remontam a trajetória dos africanos e seus descendentes no Brasil e ainda uma expressão corporal lúdica que luta, dança e joga.
            O trabalho se propõe a estimular a construção de um espaço de convivência, no qual se estimula a apropriação por parte das crianças de suas responsabilidades na construção do processo educativo, engendrando desta forma o contato com uma prática educativa, na qual a presença do Mestre e a reverência à ancestralidade, fazem-se como bases da experiência ensino-aprendizagem. Para Paulo Magalhães Filho (2007, p.4):

                Os ensinamentos dos mestres de capoeira angola se inserem num modelo educativo característico da cultura popular de matriz africana, onde a adesão a um grupo representa a incorporação de valores ancestrais.
            
   Considerando os 7meses de trabalho desenvolvidos na escola, faz-se necessário uma reflexão sobre esta prática e é neste sentido que a idealização deste seminário se justifica, considerando de um lado, a prática da Capoeira em si, como uma inserção a modos africanos de ver o mundo e por outro lado refletindo sobre inúmeras possibilidades de diálogo entre esta prática e disciplinas do ensino curricular como a História do Brasil, a Educação Física e a Língua Portuguesa.
 O evento quer proporcionar um contato entre o Mestre da ACESA (Associação Cultural Eu Sou Angoleiro) e as crianças da escola, estreitando desta forma as relações entre a ACESA e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Costa Lima. A ACESA é uma entidade fundada há 16 anos com a finalidade de resgatar, preservar e difundir as bases culturais de matriz africana.
 O trabalho é realizado através de um sistema de voluntariado e conta com a colaboração do comércio local, das famílias e de quem mais quiser colaborar. Maiores informações:
-(031) 9418-8508
-primaverakaiunde@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário